Inovação é uma das carreiras mais promissoras

Brasil: Inovação e sustentabilidade

Recentemente a FIA (Fundação Instituto de Administração) divulgou os resultados de pesquisa feita pelo Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) que mostra que inovação é uma das carreiras mais promissoras que se consolidarão até 2020.

O país nos últimos anos tem se desenvolvido no campo da inovação ações que contribuem não só para o crescimento econômico como também para o aprimoramento social da sociedade.

O Brasil tem evoluído no campo da pesquisa, segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o total investido em pesquisa e desenvolvimento (P&D) ao ano é de R$ 32 bilhões, 1,13% do PIB (dados referentes a 2008). Apesar do crescimento de 14% em relação a 2007, isso ainda, é muito pouco se comparado a investimentos da China (1,5% do PIB), Coreia do Sul (2,2%) ou Estados Unidos (2,6%) ou à média de investimentos dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), de 2,4% do total investido.

No Brasil a discussão recai sobre a questão para uma gestão da inovação mais sólida e para tal é importante a conscientização acerca do tema, o importante para o país é formar pessoas com perfil inovador que contribuam com na pesquisa e na ação dessas atividades.