O INPI disponibilizou o “Ranking Nacional dos Depositantes de Propriedade Industrial 2016”

O INPI também disponibilizou o “Ranking dos Depositantes Residentes 2016” pelo quarto ano consecutivo. As instituições de ensino e pesquisa lideram a lista. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liderou os pedidos de patente de invenção, desbancando a líder dos últimos três anos, a Whirlpool S.A., que caiu para a 10ª colocação. Nos modelos de utilidade, o Instituto Federal de Rondônia ficou na primeira posição, sem que tenha constado nos rankings de 2013, 2014 e 2015.

No ranking dos depositantes de marcas, de modo similar ao ocorrido nos últimos três anos, destacaram-se as empresas de comunicação, com a Globodata Informação e Tecnologia mais uma vez na primeira colocação. No caso de desenhos industriais, a Grendene S.A. perdeu a liderança de 2015 para Paulo Celso Cardoso Bacchi em 2016.

Já a Fundacão CPQD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações manteve o primeiro lugar em 2016 nos depósitos de programa de computador. Nos depósitos de pedidos de transferência de contratos de tecnologia, após três anos no primeiro lugar, a Petrobras foi ultrapassada pela Embraer.

Acesse o Ranking dos Depositantes Residentes 2016.

Fonte: INPI