Lista por registros de patentes por Estado

 

Segundo registro do Instituto Nacional de Propriedade Industrial há no Brasil crescem o número de patentes no Brasil, o maior número de registro no Brasil está no Estado do Rio de Janeiro com  18958 em 2010 e o menor registro encontra-se no Estado do Mato Grosso do Sul com apenas 02 registro no ano de 2010.

Segue tabela do INPI

patentes por estado

fonte:
 http://www5.inpi.gov.br/menu-superior/imprensa/informacoesparaimprensa/estatisticas/patentes_por_estado.JPG/view?searchterm=patentes

 

Crescem pedidos de patentes por microempresas e instituições de pesquisa

As microempresas e as instituições de ensino e pesquisa tiveram forte alta nos pedidos de patentes ao INPI nos últimos cinco anos. Para as instituições de pesquisa, as solicitações passaram de 53 para 276 entre 2006 e 2010, com aumento de 420%. No caso das microempresas, elas passaram de 199 para 288 em cinco anos, com variação de 44%.

Nos últimos cinco anos, praticamente todos os grupos tiveram aumento nos pedidos de patentes, com exceção das pessoas físicas, cujas solicitações caíram de 5.658 para 5.335. Empresas de pequeno porte, pessoas jurídicas, sociedades com intuito não econômico e órgãos públicos também tiveram crescimento. Já os microempreendedores individuais apareceram com 15 pedidos em 2010. Confira todas as informações na tabela abaixo.

 Gráfico apresentado pelo INPI 

 

 

patentes estatisticas

fonte: http://www.inpi.gov.br/noticias/crescem-pedidos-de-patentes-por-microempresas-e-instituicoes-de-pesquisa