Equipe NIT/UNITEC realiza I Seminário Café Empreendedor

Nos dias 13 e 29 de maio de 2014, foi realizado o Seminário I Café Empreendedor – Empreendedorismo: da teoria à prática, do sonho à realidade, que foi realizado no Miniauditório Emil Burihan, localizado no prédio sede da UNCISAL e foi organizado pela equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT e pela Uncisal Incubadora Empresarial, Tradicional e Tecnológica – UNITEC, e contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEP.
Foram dois meses entre a elaboração e a execução desse seminário. Durante esse tempo organizamos as estratégias de ação, buscamos firmar parcerias que pudessem contribuir com doações para o evento, nesta perspectiva entramos em contato com a FIEA, Cooperativa Pindorama, Sococo, Fika Frio, Fapeal e Nestlé, obtendo retorno de apenas algumas empresas contactadas.
O evento contou com a presença de palestrantes convidados da área do empreendedorismo. As palestras visavam à junção da parte teórica do empreendedorismo, com isso foram convidados profissionais de algumas faculdades e, também contou com a parte prática abordando a mesma temática, diante disso foram convidados estudantes e profissionais que tiveram experiência no decorrer de sua vida profissional, mostrando para todos presentes no dia do evento, que o sonho virou realidade.
Enfim, o seminário teve uma participação significativamente boa dos estudantes e profissionais de várias faculdades. Os dois dias do evento (13 e 29 de 2014) apresentaram considerável aproveitamento do objetivo proposto, que era divulgar a existência da Uncisal Incubadora Empresarial, Tradicional e Tecnológica (UNITEC) e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

NO DIA 13

No primeiro dia, 13 de maio, contamos com a apresentação do Coral da UNCISAL para a abertura do evento, o Coral é regido pelo Maestro Rodrigo e foi cedido pela Pró – Reitoria de Extensão – PROEX. Dando início ao ciclo de palestras tivemos a presença da acadêmica do Curso de Biblioteconomia/UFAL, Ingrid Abs que abordou o tema: “Minha atuação empreendedora no contexto acadêmico”, onde mencionou sua vivência na junção da Gastronomia com o Curso de Biblioteconomia. Tivemos também a participação do Professor Universitário João Geraldo, onde relatou sua experiência na área do empreendedorismo, tratando do tema: “O empreendedor que as incubadoras procuram”, salientando que os profissionais precisam ser capazes de criar, ter iniciativa para formular soluções e facilidade para um bom andamento da empresa e que precisa enfrentar os diversos desafios dessa área. Para fechar o ciclo de palestras da noite do mesmo dia, contamos com a presença do professor universitário, Charlyton de Vasconcelos, com o tema: “Quebrando objeções (área de vendas e negociações)”, que explanou como seria possível a empresa aumentar os investimentos no desenvolvimento, renovar processos e ainda torna-se mais ágil para responder com rapidez as novas demandas do mercado, em seguida tivemos uma mesa redonda com a participação dos três palestrantes, dessa maneira os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas sobre a temática principal do evento – empreendedorismo.

NO DIA 29

No segundo dia, 29 de maio, iniciamos a noite com uma apresentação musical que contou com a participação dos ganhadores do Concurso Musical da V Semana da Cultura Dorival Caymmi, que estava homenageando o seu centenário. Em seguida foi exibido um vídeo com o tema: “conhecendo o NIT e a UNITEC”, que mostrou a estrutura física de cada ambiente. Logo mais, o primeiro palestrante da noite foi o professor universitário e instrutor do SENAI e SESI/AL, Sérgio Accioly, que nos trouxe um questionamento com o tema: “O que torna você diferente?”, abordou a temática de uma maneira bem descontraída e dinâmica, interagindo com o público em geral e, trazendo o assunto para o cotidiano, dessa forma tentando obter uma melhor compreensão dos participantes. Em seguida, a Coordenadora do Centro de Apoio Psicossocial – CAPs de Coruripe, Kalinne Sheila, conduziu sua palestra proferindo sobre o seguinte tema: “O projeto de geração de renda CAPS/Coruripe”. Logo mais, o Diretor/Sócio da Empresa ApoloLabs (empresa que se encontra atualmente incubada na UNITEC), Pedro de Lemos Menezes, apresentou sua temática voltada para própria empresa, com o tema abordado: “Empresa ApoloLabs”. O palestrante Pedro de Lemos Menezes relatou na palestra proferida a experiência que tem com sua empresa incubada na UNITEC. Enfim, a última palestra da noite foi da professora universitária – Helena Câmara – que trouxe em sua palestra a discussão sobre “Os comportamentos empreendedores e o sucesso profissional.

Apresentação do grupo vencedor do concurso em homenagem a Dorival Caymii na semana da cultura (dia 29)

Equipe NIT/UNITEC e o Profº Sérgio Accioly.

Palestrante Kalinne Costa.

Palestrante Pedro Lemos.

Palestrante Helena Rodrigues.

alt=”10368233_690556881003047_7038520218785980789_n” width=”300″ height=”161″ class=”alignnone size-medium wp-image-688″ />
Mesa redonda, tema: Empreendedorismo - Quebrando paradigmas (dia 13).

Mesa redonda, tema: Empreendedorismo – Quebrando paradigmas (dia 13).

Equipe NIT/UNITEC junto com os palestrantes do dia 13.

Coral da UNCISAL.