Conheça os cinco projetos de geração de renda no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) localizados em cinco cidades de Alagoas, incubados na UNITEC através do Projeto: Empreendimentos Solidários e Saúde Mental – Promoção e Inclusão Socioeconômica.

A atuação dos projetos incubados está intimamente ligada a processos de geração de renda dos participantes e familiares, trabalhando dentro da inclusão e reinserção social destes indivíduos, retirando-os do ócio provocado por seus transtornos psíquicos, transformando-os em agentes produtivos e efetivos no trabalho. Entende-se com isso, que, lançando mão dessa prática realizada pelos CAPS.

O projeto tem como missão a criação e/ou desenvolvimento de associações/cooperativas apoiando-as nas primeiras etapas de suas vidas que predita auxilio com a modelagem básica do negócio, acesso a parceiros estratégicos, estimulação e participação dos usuários e familiares dos CAPS, estimular a interação entre os grupos por meio de encontros regionais, proporcionarem aos participantes conhecimentos sobre o mercado, divulgação dos empreendimentos solidários através de conferências, relatos de pesquisas e simpósios, acompanhamento em incubação de EES (empreendimentos econômicos solidários), assessoria no processo de constituição de cooperativas e na elaboração de planos de negócios dos EES.

Os objetivos desses projetos são apresentados abaixo numa breve
descrição:
Projeto Amor e Sabor: projeto de geração de renda que funciona no CAPS Dr. Djalma Brêda no município de Coruripe/Alagoas. O projeto visa o desenvolvimento com cidadania de um grupo de pessoas que recebem assistência em saúde mental e dependência química, bem como os familiares desses usuários, focando o trabalho para política de economia solidária, para geração alternativa de emprego e renda.

Projeto Caminho de Retalhos: é um projeto de geração de renda, com seu funcionamento no município de Murici, Alagoas, no CAPS Drª Cristina Ribeiro. Seu objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas que apresentam sofrimento psíquico, auxiliando-os a superar os desafios enfrentados ao vivenciarem discriminação social, não tendo acesso ao mercado de trabalho durante ou após um tratamento nos serviços de saúde mental.

Projeto Delicia da Princesa das Matas: localizado no CAPS Manoel Maurício de Albuquerque, no município de Viçosa, Alagoas. O objetivo deste projeto é favorecer autonomia e inserção social dos usuários e familiares através da produção e comercialização dos produtos tipicamente regionais, baseando-se nos princípios da economia solidária, para a geração de renda desta população.

Projeto Mãos que Restauram Vidas: situado no município de São Miguel dos Campos, Alagoas, no CAPS José de Aquino. O projeto tem o objetivo de contribuir com a geração de renda, economia solidária e a ressocialização dos usuários dos serviços de saúde mental, reduzindo o estigma de incapacidade do indivíduo, estimulando a participação em atividades produtivas a partir do trabalho, com a produção de sandálias, através da reutilização de materiais recicláveis.

 Projeto “Palha da Bananeira: a renda que brota da natureza”: projeto realizado no CAPS Dr Carlos Alberto Canuto, no município de Pilar, Alagoas. O projeto é regido por valores de autogestão, democracia e cooperação no que diz respeito à natureza, à promoção da dignidade e à valorização do trabalho humano, buscando o desenvolvimento sustentável, com geração de renda, oferecendo aos usuários oportunidade para ingressar no mundo do trabalho.

Produtos desenvolvidos no CAPS de Viçosa.

Produtos desenvolvidos no CAPS de Viçosa.

Produtos desenvolvidos no CAPS de São Miguel dos Campos.

Produtos desenvolvidos no CAPS de São Miguel dos Campos.

Produtos desenvolvidos no CAPS de Murici.

Produtos desenvolvidos no CAPS de Murici.

Produtos desenvolvidos no CAPS de Coruripe.

Produtos desenvolvidos no CAPS de Coruripe.

Horta - atividade desenvolvida pelos usuários do CAPS de Pilar.

Horta – atividade desenvolvida pelos usuários do CAPS de Pilar.